Questões Capilares
A queda de cabelo é um problema que afeta milhões de homens e mulheres em todo o mundo.
Principalmente entre as mulheres, é algo que acaba se tornando bastante sensível, pois afeta diretamente a sua autoestima!
Para poder realizar o tratamento para queda de cabelo mais adequado, tanto para mulheres quanto para homens, é muito importante entender o que estaria causando isso em você, quais seriam os motivos para a sua perda de cabelo.
O Studio Jakbell, contando com grande experiência e fazendo parte de um grupo e processo multidisciplinar da tricologia, engloba orientação tricológica aos seus atendimentos!
Calvície Masculina
E as causas mais comuns
Alopecia Androgenética
A Alopécia Androgenética é uma disfunção genética que leva à queda gradual dos cabelos de homens e mulheres. Ela é o tipo mais comum de perda de cabelo masculino, afetando 98% dos homens que sofrem de calvície. Ela geralmente começa com o recuo da linha de cabelo e muitas vezes pode resultar em queda intensa de cabelos.
Eflúvio Telógeno
Normalmente, perdemos de 70 a 100 fios de cabelo por dia, mas o eflúvio telógeno é uma queda de cabelo intensa que pode ser causada em homens por diversos fatores: estresse físico ou emocional, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, pós-operatório, doenças da tireóide, excesso de vitamina A, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito restritivas.
Alopecia Areata
Uma possível desordem auto-imune que causa redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele.
Alopecia Triangular
Queda de cabelo nas áreas das têmporas que, algumas vezes, começa na infância. A perda de cabelo pode ser completa, ou alguns cabelos finos e de diâmetro fino podem permanecer.
Causas Aleatórias
Síndrome dos cabelos anágenos (h3): A síndrome dos cabelos anágenos frouxos ocorre em pessoas cujo cabelo não “fixado” nos folículos pilosos, caracteriza-se por fios finos e rarefeitos, que podem ser facilmente arrancados através do puxar ou pentear. Acontece principalmente na infância e pode melhorar à medida que a pessoa envelhece.
Tricotilomania
A tricotilomania se caracteriza como a compulsão de puxar e arrancar o próprio cabelo, ela pode atingir adultos e crianças. No entanto, é algo que talvez seja menos frequente em homens adultos.
Dieta
A Dieta e a queda de cabelo estão totalmente relacionados, pois alguns tipos alimentos possuem vitaminas que podem causar a perda de cabelo; já outros tipos possuem vitaminas que tornam o cabelo mais saudável. Uma dieta rica em Vitamina B pode ajudar no crescimento do cabelo. No entanto, uma alimentação com excesso de vitamina A, pode realmente levar à queda capilar.
É sempre importante
manter uma boa alimentação.
Calvície Feminina
E as causas mais comuns
Alopecia Androgênica
A alopecia androgênica é a causa mais comum para a queda do cabelo feminino. Sendo que o padrão de queda normalmente é menos previsível em mulheres do que em homens neste caso. Isto ocorre devido a uma hipersensibilidade por parte dos receptores hormonais que existem no couro cabeludo, permitindo que os fios se tornem mais finos a cada dia, originando a queda capilar. É algo que atinge cerca de 5% das mulheres em todo mundo.
Eflúvio Telogênico
O eflúvio telogênico pode ser decorrente de várias causas. Dentre as mais possíveis delas estão o estresse, o uso de certos medicamentos, uma péssima dieta alimentar, traumas físicos e de cunho emocional, disfunções na tireóide, entre outras possibilidades. Geralmente o processo de queda do cabelo inicia de dois a quatro meses após o efeito desencadeante.
Alopecia Cicatricial
A perda do cabelo se dá em áreas cicatrizadas, ocorrendo a destruição dos folículos pilosos, seja por uma doença que afete os próprios folículos ou por um processo externo. Os folículos podem estar ausentes devido algum defeito de desenvolvimento ou irrecuperavelmente lesados por traumas como queimaduras de radiodermatite, infecções específicas (ex. favo, tuberculose, sífilis, tumor, líquen plano, lupus eritematoso, pseudopelada, sarcoidose) etc.
Alopecia Areata
A alopecia areata tem uma condição autoimune, comumente chamada de “pedaleira”, caracteriza-se na sua maioria pela perda de cabelo em áreas arredondadas do couro cabeludo, também podendo afetar barba, sobrancelhas, axilas, regiões genitais etc. E em casos raros pode ocorrer a perda total dos pelos do corpo, incluindo os cílios. É bastante comum entre jovens e adultos.
Alopecia Difusa
A alopecia difusa é um tipo de queda de cabelo que pode ser vista tanto em homens quanto em mulheres. A queda difusa do cabelo tende a afetar todo o couro cabeludo, ao invés de áreas específicas. Ela pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, chega a afetar 40% das mulheres em todo o mundo. Os primeiros sintomas são um aumento do volume da queda, seguido por um perceptível afinamento do cabelo.
Tricotilomania
A tricotilomania se caracteriza como a compulsão de puxar e arrancar o próprio cabelo, ela pode atingir tanto adultos como crianças. Em mulheres adultas é mais difícil de acontecer, porém é preciso ficar alerta e dirigir-se a um especialista, assim que os sintomas começarem a aparecer.
Alopecia traumática e de tração
Muito comum em mulheres de cabelos crespos e cacheados, devido ao uso de químicas inadequadas, tranças, mega hair etc. Através da Tricologia conseguimos oferecer opções que não causem este tipo de alopecia, melhorando quem já possui a patologia e ajudando a não agravar o quadro.
Queda de Cabelo na Gravidez Pós-parto
Não existe uma regra quanto a queda de cabelo em relação a gravidez. Algumas mulheres relatam queda no pós-parto, durante a gravidez, após a amamentação e até mesmo algum tempo depois de ganhar o bebê.
A maneira mais correta para entender o motivo da queda é realizar uma consulta com o tricologista. As questões hormonais e as mudanças corporais causadas pela gravidez e o pós-parto são muito intensas e afetam o cabelo de diversas maneiras, tanto no crescimento, quanto em sua estrutura. Não apenas as questões hormonais, mas até mesmo o estresse durante a gestação e a fase posterior, pode mexer com a estrutura capilar e o seu ciclo de vida.
Por isso, é sempre importante manter uma boa alimentação, estar com os exames em dia e utilizar produtos capilares de qualidade, para que a queda não se transforme em um problema mais sério, mas apenas uma alteração comum no ciclo de vida do cabelo. No entanto, se esta perda chegar a ser significativa, existem tratamentos acessíveis que podem minimizá-la e fortalecer a haste capilar.
Queda de cabelo na menopausa
A menopausa é geralmente um período de grande desconforto para a mulher, que chega como uma bomba diminuindo os níveis de estrogênio e causando, dentre outros distúrbios, uma desaceleração do crescimento capilar.
A tricologia, neste caso, atua trabalhando para melhorar o quadro estético, emocional e hormonal da pessoa, orientando hábitos de vida, um melhor controle hormonal e uma prevenção de outros danos causados pela menopausa.
Anemia e a perda de cabelo
A anemia é caracterizada pela falta de alimentos ricos em ferro em seu corpo, provocando a fraqueza dos fios capilares e propiciando consequentemente a sua queda. O ferro é importante para os cabelos, pois contém ferritina, uma substância que ajuda na produção de proteínas das células do cabelo. Os níveis corretos de ferritina também aumentam a fase anágena (crescente) do seu cabelo, beneficiando o seu crescimento.
É sempre importante
manter uma boa alimentação.
Quimioterapia
E a perda temporária de cabelos
Pacientes que sofrem de câncer normalmente precisam se submeter ao processo de quimioterapia, que é um tratamento que interfere no crescimento e na divisão da célula cancerosa. Todavia, alguns tratamentos desse tipo podem fazer com que o paciente perca os cabelos, um processo que vai acontecendo gradualmente, de acordo com o número de sessões, a partir da terceira ou quarta sessão quimioterápica mais ou menos.
A perda de cabelos na quimioterapia acontece devido o tratamento interferir tanto nas células cancerígenas, quanto em células saudáveis, principalmente nas que possuem a habilidade de multiplicação com mais rapidez, como as responsáveis pelo crescimento do cabelo.
Toda a quimioterapia faz cair o cabelo?
A resposta é não. Na verdade tudo depende da dose e do medicamento utilizado na hora do tratamento. Existe hoje um procedimento que vem sendo estudado por especialistas de todo o mundo, que possui a função de resfriar a atuação da quimio no couro cabeludo, com o objetivo de minimizar e retardar a queda dos fios capilares.
No entanto, é sempre bom conversar com algum especialista sobre o assunto e verificar todas as possibilidades, pois a eficácia deste tipo de tratamento, pode depender e muito da idade, saúde, tipo de cabelo e o estágio do câncer na pessoa.
O meu cabelo está caindo, o que posso fazer?
Para muitos pacientes, o efeito colateral mais temido do tratamento é a queda do cabelo. Se este processo te incomoda muito, o uso de perucas ou próteses capilares pode ser a solução, assim como recomenda a ONG Instituto Oncoguia. Você não precisa mudar o seu estilo de vida por causa da perda do cabelo. Hoje, as técnicas na confecção desses produtos estão totalmente avançadas, conseguindo dar um ar de bastante naturalidade aos seus usuários.
No Studio Jakbell você encontrará as respostas para os seus desejos e contará com o suporte técnico de especialistas para escolher a melhor solução para o seu caso.
Peruca de cabelo natural
1 – Podendo ser personalizada
2 – Touca sob medida ou de tamanho único, elástica e completamente ajustável
3 – Peruca que pode ser costurada ou parcialmente implantada
4 – Confeccionada com cabelo humano brasileiro ou com o próprio cabelo do cliente
5 – Longa durabilidade
6 – Pronta entrega ou por encomenda (15 a 20 dias)
Peruca de cabelo sintético
1 – Touca de tamanho único elástica e bem ajustável
2 – Confeccionada com fios sintéticos de alta qualidade
3 – Cortes e cores completamente estilizados e modernos
4 – Preço mais acessível em relação a de cabelo natural
5 – Feita para curtos períodos de tratamento
6 – Pronta entrega
Próteses capilares para pacientes de quimioterapia
Para pessoas que possuem um estilo de vida mais ativo, com a prática regular de esportes e outras atividades no seu dia a dia, recomendamos sempre o uso das próteses capilares, pois além de fornecerem um visual bastante natural, conseguem acompanhar você em qualquer momento do dia, oferecendo segurança, beleza e um sentimento de total liberdade.
Prótese capilar Full Lace
1 – Feita em tela tipo tule, favorecendo a imitação do couro cabeludo
2 – Confecção feita com cabelos humanos brasileiros ou indianos
3 – Fixação na pele com adesivos hipoalergênicos
4 – Mesmo após o crescimento do cabelo existe a possibilidade de adaptação
5 – Leve e natural, permitindo uma vida completamente ativa e saudável
6 – Pronta entrega ou sob consulta
Prótese capilar Front Lace Híbrida
1 – A confecção favorece a imitação completa do couro cabeludo
2 – Confecção com cabelos humanos de qualidade
3 – Ajuste elástico, que se adapta na cabeça sem precisar colar ou com a colagem a partir de adesivos hipoalergênicos
4 – Leve e natural, permitindo uma vida completamente ativa e saudável
Conte com o Studio Jakbell para participar desta jornada com você, venha fazer sua avaliação conosco.
Venha fazer sua avaliação conosco.
Cabelos Danificados
Mudando o quadro de cabelos opacos, quebradiços e sem vida
Um cabelo danificado pode representar uma piora na autoestima de qualquer pessoa. Pois como dizem por aí “o cabelo é o molde do rosto”, é sempre bom ficar atento para não deixar os fios opacos ou quebradiços.
Normalmente os fios capilares ficam expostos a diversos elementos durante o dia: a poeira da rua, químicas pesadas, chapinhas, secadores, suor, entre outros fatores, podem fazer com que eles se tornem cada vez mais fracos e sujeitos a uma piora no dia a dia.
Aqui no Studio Jakbell, você encontra os melhores tratamentos Tricomed® para poder cuidar bem do seu cabelo. Em nossa estrutura interna, temos o Espaço Studio B, onde realizamos procedimentos como colorações, hidratações, penteados estilizados para conter as pontas danificadas, tratamentos especiais, nutrição capilar, entre outros procedimentos. Tudo para que o seu cabelo fique perfeito e pronto para arrasar!
Hidratação intensiva dos cabelos
A falta de água nos fios capilares é uma das principais causas do enfraquecimento do cabelo. A degradação pode ser causada por diversos fatores, incluindo principalmente os processos químicos, exposição ao sol e cloro. Por isso, é sempre bom realizar uma hidratação capilar com frequência, para que os fios se tornem mais resistentes a cada dia.
Normalmente uma hidratação mais intensiva pode ser feita em salões especializados, onde o profissional irá realizar o procedimento mais indicado para o seu cabelo. Alguns tipos de hidratação podem ser feitas através de óleos ou máscaras para cabelo.
Estes tratamentos visam devolver todo o brilho e maciez para os fios, com umectação, introdução de nutrientes e retenção de água nas cutículas. Os benefícios incluem também a reunião de colágeno, queratina e ceramidas – além de promover uma ação impermeabilizante para garantir a hidratação eficiente, instantânea e com longo efeito.
Cauterização e reconstrução capilar
Outros processos que podem favorecer a hidratação do cabelo danificado são a cauterização e a reconstrução dos fios. A reconstrução capilar é importante que seja feita a partir de produtos que tenham arginina e uma porção de queratina em sua composição; já a cauterização irá selar as cutículas abertas do seu cabelo, originando a reposição das proteínas e vitaminas que ele necessita.
Patologias da haste capilar e tratamentos para cabelos danificados por químicas
Os processos químicos capilares danificam drasticamente a haste do cabelo, independente do seu mecanismo de ação, o seu cabelo irá sofrer de alguma forma. Em sua maioria, existe uma perda da massa de queratina interna e um desgaste da cutícula capilar.
Com a tricologia, somos capazes de recuperar a queda de ligações de enxofre, alterações do pH do cabelo e do couro cabeludo, reduzir o aumento das cargas eletrostáticas dos fios e sua porosidade, dentre tantos outros problemas causados pelos processos químicos e maus hábitos do cotidiano.
Veja o que pode ser feito
1. Complexo Vitamínico:
É utilizado para minimizar o aumento das cargas eletrostáticas, através de uma reposição de aminoácidos, e também para reparo de danos capilares do fio causado por químicas.
2. Tricoptilose
Conhecida popularmente como “ponta dupla”, ela é tratada através da reposição de massa, à base de queratina.
3. Reestruturação Capilar (Quebra da Fibra)
A quebra da fibra é algo muito comum nos dias de hoje, principalmente por causa dos choques químicos. Para tratar essa patologia é necessário equilibrar o pH e fortalecer a fibra que está se quebrando. Essa patologia deve ser cuidada imediatamente após o momento da quebra.
4. Recuperação da Fibra Elástica
A haste capilar deve ter um pouco de elasticidade, mas em excesso isso pode gerar um grande problema. Neste caso, seu cabelo começa a afinar, como se estivesse se desfiando. Essa patologia é muito comum em cabelos processados por descoloração. Tratamos tal patologia com um blend de princípios ativos de queratina hidrolisada, aminoácidos de seda, colágeno e hidratantes.
5 .Desobstrução de Formol
As químicas de alisamento a base de Formol estão proibidas no mercado, isso porque elas causam diversos malefícios à saúde. O formol encapa a haste e não permite que nada mais entre no fio, causando uma barreira para qualquer tipo de hidratação. O cabelo de formol começa a ficar poroso e a afinar. Para hidratar tal cabelo com qualidade é necessário fazer uma limpeza do formol, para que possamos abrir a cutícula do cabelo e doar para o mesmo os nutrientes necessários. Se livre do formol, existem outras maneiras de deixar seu cabelo liso e mais bonito.
6. Reposição de Lipídios
Essa é uma prática necessária nos cabelos porosos e secos. A reposição de lipídios pode ser feita com diversos óleos, de cacau, argan, de semente de uva, amêndoas , abacate, girassol e até mesmo um blend a partir dos mesmos. Através de uma avaliação, iremos identificar qual reposição será benéfica para sua haste capilar.